CRASH CHURCH: A igreja evangélica que quebra os padrões cristãos

2017 el pais
Imagem: El Pais (2017).

asssssssssss

Matéria produzida com o jornalista Lucas Campos durante o curso de jornalismo da FAPCOM em 2014 – para publicação em uma revista também acadêmica. Em março de 2018 fiz a revisão do texto abaixo:


 

Para seguir o cristianismo é preciso abrir mão do visual e até do gosto musical, correto? Estes fiéis discordam. A Crash Church Underground Ministry  – ou a Igreja do Heavy Metal – passa longe de ser uma igreja cristã tradicional e a explicação está em seus alternativos seguidores: headbangers, góticos, rappers, motoqueiros e straight edges. Todos reunidos para ouvir a palavra de deus.

metro ecuador 2017
Imagem: Metroecuador (2017).

Localizado no Alto do Ipiranga, em São Paulo, o lugar de culto comandado pelo pastor Antônio Carlos Batista ao lado de sua esposa Juliana reúne dezenas de pessoas interessadas em experimentar noites de orações embaladas de um som pauleira. Além das pregações, os cultos contam com shows de bandas de metal – onde pesados riffs da guitarra embalam versos bíblicos ou manifestações como “vá para o abismo, satã derrotado”.

 

veja 2017
Imagem: Veja (2017).

Outra forma de transmitir a palavra do todo poderoso são shows no salão da igreja, o CUP – Crash Underground Point. Todo sábado, o espaço do templo é palco de grupos de death metal, screamo, punk rock, metal core e gothic dj’s. Os shows não são cobrados e é aí que entra mais uma ação social da igreja: as entradas são cobradas em doação de alimentos ou itens de higiene pessoal que são revertidos para entidades beneficentes, contribuindo com outra frente de trabalho da igreja, que são visitas a albergues e moradores em situação de rua.

hoy 2017
Imagem: Metroecuador (2017).

De família evangélica, o Pastor Batista fundou a Crash Church em 1998 depois de parar de frequentar a Igreja Renascer em Cristo. Ele revela que na época não era acostumado com o gênero musical e passou a ter interesse através do chamado divino, “recebi um chamado de deus pedindo minha ajuda para converter os roqueiros”, explica. Hoje aos 50 anos, chama atenção na rua com tatuagens, piercings… e uma bíblia na mão. Ele também é vocalista da Antidemon, banda formada com outros fiéis e que já realizou turnês em 30 países. Confira o MV de um dos sucessos da banda:

 

 

Outra banda que surgiu da Crash Church é a Corbã. Influenciados pelo estilo da Antidemon, os membros – Luciano (vocal), Anderson (guitarra e violão), Tarcísio (teclado), Cristiano (baixo) e Aderaldo (bateria) – se reuniram em 2003 para compor músicas cristãs de metal progressivo e estão em atividade há 15 anos.

Segundo o baterista, Aderaldo Albino, a mensagem da banda é bem recebida até por ateus e evangélicos conservadores, “eles apreciam muito o nosso som, fora outras pessoas que após ouvir nosso som pensou ‘essa música me levanta’, ‘no meio dessa barulheira eu sinto algo a mais’, esse algo a mais é o que a gente procura, que é a unção de Deus”, conta.

Canal Cristão do Sul 2017
Imagem: Canal Cristão do Sul (2017).

Atualmente a Crash Church conta com outras comunidades em Cuiabá (MT), Gravataí (RS) e São Vicente (SP). Fora do país há um grupo em Rosario, na Argentina.

CRASH CHURCH SÃO PAULO
Rua Marquês de Olinda, 48 – Alto do Ipiranga-SP
Cultos aos domingos, 17h. Cultos de oração, quintas-feiras, 20h
Shows de bandas aos sábados, a partir das 19h (CUP – Crash Underground Point)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s